Truques Para Temperos

- Nunca deixe especiarias muito perto do fogão: elas perderão o sabor e a cor.
- Se uma receita exige ervas frescas e só tem os temperos secos, use um terço da quantidade de ervas secas como substituto. A secagem concentra o sabor.
- Para as carnes bovinas utilize só o sal grosso e nada mais. Ele deve ser passado por todos os lados da peça que será assada.
- Quando na receita pedir casca de limão ou laranja ralada, rale somente a parte verde ou amarela, pois a parte branca dará sabor amargo.
- Se misturar um pouco de azeite de oliva à pimenta-malagueta, o sabor ficará muito mais acentuado. O vinagre, ao contrário, vai tirar um pouco do seu gosto, deixando-a mais suave.
- A Salsa conserva-se por mais tempo se for picada e guardada num saco de plástico. Outra maneira de conservar a salsa fresca, lave, deixe secar e corte bem fininho. Depois guarde a salsa num vidro coberta de óleo.
- Coloque 3 ou 4 folhas de louro dentro da lata de farinha de trigo, Isto evitará a formação de fungos.
- A canela, a camomila, a erva-doce devem ser guardadas em sacos de papel e conservadas em recipientes de vidro. As folhas de camomila bem picadinhas na salada dão um sabor especial e ainda abrem o apetite.
- Melhore o sabor de uma lata de molho de tomate colocando-a numa garrafa de vidro e acrescente cebolinha verde e aipo picado. Depois de algum tempo, ficará com um sabor excelente.
- Para preparar um tempero de churrasco utilize os seguintes ingredientes: alecrim, salsa, orégão, pimenta do reino, alho, sal e M.S.G. (monossódico glutamato).
- Molho de vinagrete funciona como molho para a salada, combina com a linguiça bem assada e até serve como recheio do pãozinho francês.
Sal
- Um, saleiro que deixa cair sal demais pode ser consertado tampando-se alguns dos furos com esmalte incolor.
- Como a maioria das receitas inclui sal e pimenta, tenha sempre à mão um saleiro grande com uma mistura dos dois. Uma boa combinação é 3/4 de sal e 1/4 de pimenta.
Alcaparra- Suavize o forte sabor das alcaparras, deixando-as de molho em vinho branco, assim que forem retiradas do vidro em conserva.
Alecrim 
- Serve para temperar carnes em geral, mas fica ótimo em carne de porco e é indispensável no bacalhau ao forno.
- Misture numa tigela um pouco de alecrim fresco, pimenta-do-reino branca moída, meia colher de sal grosso e azeite. Deixe no frigorífico por meia hora, assim o tempero entra mais na carne.
- Salpique folhas de alecrim sobre o carvão da churrasqueira, ele dará um sabor especial à sua carne.
- Ate ramos de alecrim para pincelar assados.
Zimbro- Para deixar bifes ou pedaços de carne de cordeiro saborosos, faça uma pasta de zimbro e vinho tinto. Espalhe sobre as carnes antes de cozinhar.
- As bagas secas de zimbro (inteiras ou moídas) são usadas no preparo de patês e de marinados, em conservas, que acompanham carnes frias.
- São as carnes de caça as maiores beneficiadas com a adição do zimbro, perdendo o sabor forte, muitas vezes rejeitado.
Alho- Antes de fazer tempero em grande quantidade, deixe os dentes de alho em água filtrada. Eles ficam fáceis de descascar e não deixam os dedos a arder.
- O alho confere diversos sabores aos pratos, dependendo de como você os corta. Quando esmagado ou amassado, o aroma é mais ativo. Para que fique mais suave, use-o inteiro em pedaços grandes.
- Suavize o tempero mergulhando alguns talos de salsinha amarrados no cozido ou na sopa e leve de volta ao fogo. A salsinha tira o gosto do alho.- Para quem não gosta de muito alho: passe pelo mixer
 ou moedor de carne 3 kg de cebola, 10 folhas de louro, 500 gramas de alho, 4 colheres de sopa de orégão e 2 maços de cheiro verde. Depois de tudo moído, junte meio quilo de sal, tampe e deixe descansar. No dia seguinte, junte mais meio quilo de sal, tape de novo e deixe por mais 24 horas. Repita a operação até completar 3 kg de sal. Guarde em vidros bem fechados. Dura vários meses e serve para carnes, legumes, o que quiser.

0 comentários: