Limpar a Casa

Truques Para Limpar a Casa


Remoção de nódoas (truques gerais)
- Remova imediatamente tudo o que conseguir da substância que deixou a nódoa absorvendo-a (por exemplo com um lenço de papel). Não esfregue, pressione apenas.
- Se a peça de roupa puder ser lavada (verifique a etiqueta), conseguirá normalmente remover um pouco mais da substância que deixou nódoa localmente com água morna. Não esfregue, pressione apenas mais um vez. Isto não resultará se a nódoa for de óleo ou gorduras puras.
- A roupa que não pode ser lavada só deverá ser limpa absorvendo a substância, o resto da limpeza deverá ser deixada ao cuidado dos profissionais da lavandaria.
- Não deverá deixar secar as nódoas coloridas deixadas por substâncias líquidas (por exemplo fruta, vinho, tomate). Limpe previamente com água morna e detergente, depois aplique um pouco de lixívia, enxagúe abundantemente e lave com água quente antes da peça secar novamente. As nódoas de sangue devem primeiro ser enxaguadas a frio ou em água morna, depois lavadas a quente (pelo menos a 60º). Não use lixívia.
- Se as nódoas de gordura são removidas com o chamado «produto para nódoas» (mistura de diferentes solventes), irá quase inevitavelmente deixar uma auréola no tecido. Este efeito poderá ser reduzido colocando um lenço ou guardanapo de papel muito absorvente sob a peça e trocando-o de vez em quando. Não inale os gases dos solventes pois poderá ser perigoso.
- Depois de utilizar lixívia numa peça, esta deverá ser bem enxaguada e imediatamente lavada a 60º C ou 90º C, segundo as instruções na etiqueta. Assim poderá evitar danificar a fibra e a peça também não ficará amarelada.
- A lã pode ficar com aspecto de feltro se for esfregada com força principalmente em molhado.
- Os detergentes para nódoas podem danificar as fibras sintéticas.
- Não utilize solventes em peças de roupa que não permitam a limpeza a seco. Antes de usar solventes deve-se testar a resistência das cores aplicando o produto numa parte não visível da peça e observando como o tecido se comporta.

 TÊXTEIS COM INSTRUÇÕES DE LAVAGEM A 60ºC/90ºC NA ETIQUETA E QUE NÃO DESBOTAM:
NÓDOAS DE BANANA
- Ponha de molho em água com detergente para altas temperaturas e lave normalmente.
NÓDOAS DE CERVEJA
- Dissolve-se naturalmente durante a lavagem.
NÓDOAS DE SANGUE
- Lave assim que for possível com água fria ou tépida e detergente para fibras sintéticas. Assim as nódoas recentes poderão ser totalmente removidas.
- Remova as nódoas mais antigas com produto de pré-lavagem ou deixe de molho nesse produto de um dia para o outro.
NÓDOAS DE GEMA DE OVO
- Lave em lixívia tépida com detergente.
NÓDOAS DE CLARA DE OVO
- Lave em água fria. Ponha de molho as nódoas mais difíceis durante 1 a 3 horas ou lave em água tépida com detergente bio-activo e enxague bem em água limpa.
NÓDOAS DE GELADO
- Se for necessário utilize um tira-nódoas, mas sai com água tépida.
NÓDOAS DE TINTA
- Lave imediatamente. Embeba um pano de algodão branco e limpo com solvente (tintas de óleo com aguarrás, tinta de resina sintética com solvente para resina sintética) e aplique na nódoa tentando absorvê-la. Pressione apenas, não esfregue. Para evitar deixar uma auréola visível no tecido, ponha pó de talco e escove quando estiver seco. Se a tinta já tiver secado, normalmente já não pode ser removida.
NÓDOAS DE BANHA
- Dissolve-se durante a lavagem.
NÓDOAS DE FRUTA
- Lave imediatamente com água fria e depois volte a lavar normalmente.
NÓDOAS DE RELVA
- Molhe com solução alcoólica/benzina e esfregue com detergente para a roupa (se for necessário utilize um pouco de lixívia). Lave normalmente.
NÓDOAS DE RESINA
- Aplique aguarrás, solução alcoólica ou acetona e lave.
NÓDOAS DE CAFÉ/CACAU
- Ponha de molho, esfregue com detergente em pó e lave em seguida. Amacie as nódoas antigas com glicerina. Lave em seguida.
NÓDOAS DE PASTILHA ELÁSTICA
- Aplique spray frio na pastilhas ou esfregue com cubos de gelo. Pode aplicar várias vezes o tira nódoas nas nódoas antigas e depois lavar.
NÓDOAS DE VELAS
- Retire a cera: passe a ferro entre dois lenços de papel (cuidado com as fibras sintéticas). Esfregue com solução alcoólica tentando absorver a cera, se for necessário aplique tira-nódoas líquido e depois lave normalmente.
NÓDOAS DE ADESIVOS
- Aplique acetona (com cuidado pois é inflamável) ou tira-verniz várias vezes. Lave. Não utilize acetona em fibras de acetato. A cola normal pode ser removida mas a super cola não: portanto retire-a imediatamente com acetona.
NÓDOAS DE CANETA/LÁPIS
- Esfregue ligeiramente com solução alcoólica. Lave/esfregue ligeiramente com detergente em pó quando se tratar de tecidos delicados.
NÓDOAS DE LACA/VERNIZ
- Remova imediatamente a nódoa. Esfregue ligeiramente com solvente de laca tentando absorvê-la (ver nódoas de tinta). Nódoas secas muitas vezes já não podem ser removidas.
NÓDOAS DE BÂTON
- Esfregue ligeiramente com álcool, lave com detergente em pó para tecidos delicados.
NÓDOAS DE LEITE
- Ponha de molho em lixívia tépida com detergente, durante 1-3 horas. Enxague e depois lave normalmente.
NÓDOAS DE VERNIZ
- Aplique removedor de verniz e lave normalmente. Se for necessário utilize acetona. As fibras de acetato não devem ser tratadas nem com um nem com outro.
NÓDOAS DE ÓLEO
- Da mesma forma que se retiram nódoas de graxa.
NÓDOAS DE PERFUME
- Esfregue ligeiramente com álcool e lave com detergente para tecidos delicados.
NÓDOAS DE CREME
- Deixe de molho 1-3 horas em lixívia biológica com detergente, tépida. Enxague e lave normalmente.
NÓDOAS DE FERRUGEM
- Remova com tira nódoas de ferrugem seguindo as instruções.
NÓDOAS DE VINHO TINTO
- Absorva imediatamente com lenço de papel ou sal. Enxague e lave.


NÓDOAS DE FULIGEM
- Molhe a peça de roupa, aplique detergente líquido nos tecidos delicados ou aplique uma mistura de detergente em pó ou detergente da louça em tecidos normais. Enrole e deixe ficar assim durante a noite. Depois lave normalmente.
NÓDOAS DE UNGENTO
- Lave previamente com detergente biológico. Se for necessário ponha de molho durante a noite. Lave normalmente.
NÓDOAS DE CHOCOLATE
- Lave com produto pré-lavagem e em água tépida. Repita o processo.
- Também pode utilizar tira-nódoas líquido ou benzeno (antes ou depois).
- Retire o excesso e depois esfregue com uma solução de água morna e sabão. Lave de seguida normalmente.
- Se o chocolate for muito gordo (com uma grande percentagem de manteiga de cacau) ou mousse de chocolate, esfregue a nódoa com água morna e sabão e antes de lavar aplique álcool ou água oxigenada.
NÓDOAS DE GRAXA SÓLIDA
Se já estiver seca raspe a maior parte com uma faca sem gume, depois esfregue a zona afectada com um pano embebido em benzina até neutralizar a mancha, enxagúe com água morna e sabão e lave de seguida na máquina com o seu detergente habitual.
NÓDOAS DE GRAXA DE SAPATOS
- Esfregue ligeiramente com aguarrás. Lave.
NÓDOAS DE DOCE
- Lave normalmente.
NÓDOAS DE CARIL
- Primeiro lave com água morna para poder eliminar a nódoa o mais rápido possível. Aplique glicerina em cima da nódoa e aguarde 1 hora, depois coloque o tecido de molho em água morna e sabão e em seguida lave normalmente.
NÓDOAS DE RESÍDUOS DE SABÃO
- Repita o processo de lavagem. Não encha demasiado a máquina (verifique a dosagem correcta de detergente a pôr).
NÓDOAS DE HUMIDADE
- Lave com detergente perborhaltigem como de costume. Repita se for necessário.
NÓDOAS DE CHÁ
- Ver como se lavam as nódoas de café ou cacau.
NÓDOAS DE ALCATRÃO
- Aplique benzeno ou faça uma limpeza a seco.
NÓDOAS DE TINTA
- Esfregue ao de leve alternadamente com solução alcoólica e vinagre. Lave a frio.
NÓDOAS DE SUMO OU POLPA DE TOMATE
- Enxague com água tépida. Se for necessário deixe de molho em lixívia biológica tépida durante 1-3 horas. Enxague e lave normalmente.
NÓDOAS DE OUTRAS PEÇAS QUE DESBOTARAM
- Por vezes estas nódoas desaparecem com as lavagens consecutivas. Mas tente lavar a peça BRANCA numa bacia mergulhando uma mistura de “Babywhite” e Carbonato de sódio durante 15 minutos. Enxague e lave normalmente. Não se aplica a artigos de polyester.
NÓDOAS DE LAMA
- Deixar secar e escovar depois, para que as partículas se desprendam melhor. A seguir lava-se a peça, mas se ficarem restos de lama pode usar o seguinte truque:Esfregar muito bem a peça com álcool e depois embeber o tecido num detergente liquido. Se não tiver nenhum em casa, pode também usar um detergente de louça desengordurante. Por fim lavar da forma habitual.


TÊXTEIS COM INSTRUÇÕES DE LAVAGEM A 40ºC/30ºC NA ETIQUETA OU LAVAGEM À MÃO, GERALMENTE FIBRAS SINTÉTICAS, LÃS, SEDAS…:
NÓDOAS DE BANANA
- Enxague imediatamente com água fria e talvez com um pouco de detergente para tecidos delicados.
NÓDOAS DE CERVEJA
- Lave as nódoas recentes com detergente para roupa delicada, esfregue e enxague. Esfregue as nódoas já antigas com uma mistura de solução alcoólica e água.
NÓDOAS DE GEMA DE OVO:
- Deixe a nódoa secar e esfregue com o dedo. Se for necessário aplique produto tira nódoas. Depois lave a peça em água tépida.
NÓDOAS DE BANHA
- Aplique o pó de talco nas nódoas recentes ou creme tira-nódoas e deixe actuar algumas horas. Depois escove. Nas nódoas antigas deve aplicar um líquido tira-nódoas.
NÓDOAS DE RELVA
- Aplique uma solução alcoólica/benzina, lave se for necessário (após testar a cor).
NÓDOAS DE RESINA
- Raspe a resina, depois aplique um tira-nódoas. Se deixar uma auréola, lave.
NÓDOAS DE CAFÉ/CACAU
- Utilize benzina ou tira-nódoas ou lave imediatamente em água fria. As nódoas antigas costumam desaparecer quando a peça é lavada em água tépida.
NÓDOAS DE CANETA/LÁPIS
- Esfregue ligeiramente com solução alcoólica (antes tem de testar se não desbota o tecido. Coloque numa zona do tecido que esteja escondida).
NÓDOAS DE PERFUME
- Esfregue ligeiramente com glicerina aquecida. Enxague com água.
NÓDOAS DE FERRUGEM
- Pode utilizar ácido cítrico em vez de remover a ferrugem.
NÓDOAS DE VINHO TINTO
- Lave imediatamente, se for necessário aplique previamente ácido cítrico diluído.
NÓDOAS DE GRAXA DE SAPATOS
- Esfregue ligeiramente com aguarrás e tira-nódoas líquido. Em seguida lave.
NÓDOAS DE DOCES
- Escove com vinagre ou solução alcoólica.
NÓDOAS DE TINTA
- Esfregue ao de leve com álcool.
OUTROS TIPOS DE TÊXTEIS
COURO BRANCO
- Usar escova macia com sabonete neutro para limpar e em seguida hidratar o couro utilizando uma mistura de leite e água em parte iguais, passando no objecto de couro e deixar secar. Nunca usar óleos ou produtos abrasivos, nunca guardar peças em couro dentro de sacos de plástico, o couro precisa respirar. Sempre que poder passar um pano húmido e deixar secar (nunca ao sol).
URSOS DE PELUCHE
- Para limpeza e remoção de ácaros dos ursos de peluche, colocar uma bacia com sabão em pó, misturar bem até fazer espuma, usar essa espuma e esfregar por todo o peluche. Tirar o excesso de espuma e líquido com um pano seco e limpo e deixar secar ao sol. Quando estiver seco colocar no congelador durante 24 horas (pois os ácaros não suportam baixa temperatura por muito tempo).

TIPOS DE NÓDOAS
NÓDOAS DE FUNGOS E BOLOR DOS QUADROS
- Esfregar toda a superfície do quadro com miolo de pão. Preparar uma mistura de uma parte de água oxigenada e 2 partes de água e algumas gotas de limão. Colocar essa mistura dentro de uma bacia suficientemente grande para conter a gravura na solução e deixar de molho por uma hora ou mais. Se o fungo e o bolor não sair, repetir a operação. Se sair, enxaguar em água corrente e deixar secar num lugar sem pó.
NÓDOAS DE FERRUGEM
- Com um pano embebido em benzina ou ácido clorídrico. Fazer a operação com luvas de borracha e deixar a divisão da casa bem arejada. Mudar de pano quando este se sujar.
NÓDOA DE URINA DO GATO
- Usar uma bebida gaseificada pois as bolhas do gás ajudam a remover a sujidade. Utilizar um eliminador de odores para que não sobrem nem vestígios do cheiro, caso contrário o gato continuará a urinar no mesmo local. Não confiar apenas no seu odor.
NÓDOA DE ALHO E/OU CEBOLA
- Esfregar uma colher de aço inoxidável sob água corrente; esfregar com um pouco de leite, café moído ou vinagre; esfregar com salsa cortada ou com açúcar e lavar com água.
NÓDOA DE PASTILHA-ELÁSTICA
- Pôr um papel branco e passar com o ferro bem quente.
NÓDOA DE PÓ FÁCIL
- Saem com água oxigenada de 20 volumes.
NÓDOA DE GORDURA
- Colocar farinha de trigo ou talco sem perfume sobre a mesma, colocar um papel absorvente e passar o ferro por cima do papel. A gordura ficará no papel.
NÓDOA DE CAFÉ OU CHÁ
- Lavar imediatamente com água fervente ou esfregar com um cubo de gelo; ou então lavar com água morna e glicerina ou passar uma pedra de gelo sobre a mancha. Também se pode utilizar uma mistura de bicarbonato de sódio e água.
NÓDOA DE CAFÉ ANTIGAS
- Esfregar um pano humedecido com vinagre branco ou álcool.
NÓDOA DE VINHO TINTO
- Colocar sobre a peça farinha de mandioca ou polvilho até que embeba a farinha. Depois, lavar com água e sabão.
NÓDOA DE SUOR
- Mergulhar em água com sal antes da lavagem.
NÓDOA DE FERRUGEM
- Usar sumo de limão e água morna.
NÓDOA DE PÓ FACIAL E BASE
- Usar vinagre branco.
NÓDOA DE BATOM
- Lavar com benzina.
NÓDOA DE BLUSH
- Passar álcool puro. Se estiver muito forte, deixar um algodão embebido em éter actuar uns minutos e passar com um pano húmido. Numa mancha resistente usar vaselina líquida e lavar em seguida.
MANCHAS DE NICOTINA NOS DEDOS
- Esfregar uma mistura de sumo de limão com água oxigenada.
NÓDOA DE SANGUE
- Usar água oxigenada (10 volumes).
NÓDOA DE FRUTAS
- Fazer mistura com perborato de sódio (utilizar como desinfectante e branqueador) e água; aplicar directamente na zona suja, passar por água e estender á sombra.
NÓDOA DE BANANA
- Quando recente, esfregar um pouco de querosene no local da mancha
NÓDOA DE TINTA ESFEROGRÁFICA EM TECIDO
- Usar spray de cabelo ou deixar durante várias horas dentro de leite, depois esfregar a mancha com vinagre ou limão, mas com muito cuidado para não descolorir ou mesmo manchar o tecido
NÓDOA DE TINTA ESFEROGRÁFICA EM COURO
- Colocar por alguns instantes uma esponja embebida em água morna com amoníaco. Depois esfregar com um pano macio e seco. Se for um couro mais resistente utilizar éter esfregando com um pano o local da mancha.
NÓDOA DE TINTA
- Deixar uma bacia de água com algumas rodelas de cebola na divisão da casa com o cheiro.
NÓDOA DE ÁLCOOL
- Lavar rapidamente com água fria.
NÓDOA DE IODO
- Ferver o tecido em leite de vaca, deixar esfriar e lave com sabão.
NÓDOA DE ANILINA
- Preparar solução com 50 gramas de hidrosulfito de sódio para 1/2 litro de água quente. Esticar a parte manchada sobre um recipiente e lentamente derramar a solução que deve ir atravessando o tecido. Após esta operação lavar imediatamente com água e sabão. Caso contrário, o tecido estragará! Lavar com água fria ou deixar de molho durante uma noite. Se mesmo assim não sair, molhar com água quente misturada com detergente e esfregar vigorosamente, ou então passar com uma mistura feita com 2 g de água oxigenada e 40 g de álcool
NÓDOA DE COLA EM BISNAGA OU BOIÃO
- Limpe com álcool ou um tira-nódoas.
NÓDOA DE COLA DE CONTACTO
- Utilize álcool ou, se necessário, éter.

SÍTIOS COM NÓDOAS
TAPETES
- Nódoas de comida: tirar o excesso com um pano ou colher e em seguida borrifar uma mistura de uma parte de detergente multiusos e 10 partes de água. Esfregar com um pano seco, de fora para dentro. Repetir até sair bem a mancha. Por fim, borrifar uma mistura de vinagre com água, também na proporção de 1 para 10. Passar um pano seco. O vinagre cortará a acção do produto químico.
- Nódoas de gordura: colocar óxido de magnésio em pó. Deixar por algum tempo e depois escovar ou passar o aspirador.
- Manchas: salpicar com sal grosso e escovar com suavidade, empregando uma escova de pêlo flexível para que os grãos penetrem bem. Aguardar 20 minutos e logo passar o aspirador.
PUNHO E GOLAS
- Humedecer a gola e os punhos e esfregue sabão de pedra. Deixar uns minutos e passar sobre o local muito ao de leve uma lixa de unhas. Enxaguar e a seguir lavar todo o tecido. Outra sugestão: lavar com sabão de coco.
ESTOFADOS
- Usar creme de barbear.
SAPATO CLAROS OU EM CAMURÇAS
- Esfregar uma batata crua.
MÁRMORE
- esfregar com uma flanela e um pouco de parafina.
JANELAS DE ALUMÍNIO
- Limpar uma vez por mês com uma mistura de óleo de cozinha e álcool, em partes iguais. Depois passar um pano macio ou flanela.
VIDROS E ESPELHOS
- Misturar 1 litro de água e 1 colher de vinagre, ou usar a solução de fervura das folhas de chá já utilizadas.
BRONZE
- Misturar em partes iguais de água, vinagre de álcool e amoníaco. Depois de passar essa solução, enxaguar.
MÓVEIS ENVERNIZADOS
- Remover a poeira grossa com espanador para não arranhar. Em seguida passar um pano limpo, e para dar brilho passar um pano humedecido com lustra móveis e lustre com flanela.
MÓVEIS PINTADOS DE BRANCO
- Esfregar com leite ou com uma solução de leite e água.
MÓVEIS DE FÓRMICA
- Esfregar com um pano embebido em álcool e em seguida dar brilho com flanela limpa e seca.
MÓVEIS DE VIME
- Com água quente misturada com bicarbonato de sódio. Deixar secar sob o sol.
MÓVEIS DE CANA DA ÍNDIA
- Com flanela húmida; passar o lustre aos móveis.
MÓVEIS LAQUEADOS
- Usar uma esponja molhada em água misturada com um pouco de amoníaco. Para dar brilho usar uma flanela limpa e seca.
FERRO A VAPOR
- Passar uma lixa muito fininha delicadamente na base. Limpar com um pano macio e limpo
ESTEIRA DE PALHA
- Mergulhe a esteira de palha em água salgada e esfregar com esponja. Deixar secar ao ar livre.
ABAJUR
- Retirar a poeira com um pano macio e, depois aplicar na sua superfície, com ajuda de um pincel, uma mistura, em partes iguais, de óleo de lavanda e álcool metílico. Na cúpula, convém usar o aspirador de pó, com escovas pequenas. Reavivar as franjas que debruam alguns abajures, com um pano impregnado com álcool metílico e amoníaco (usar luvas de borracha e abrir bem as janelas sempre que trabalhar com amoníaco).
MOLDURAS
- Passar uma flanela ou um pincel macio e retirar a poeira. Em seguida, humedecer um pano em querosene e passar em toda a volta. Para prevenir o ataque de insectos em molduras de madeira, uma vez por ano, passar querosene também na parte de trás de todo o quadro.
TELEFONE
- Com álcool etílico, sem esquecer de limpar o auscultador e o microfone, se forem removíveis.
VELAS
- Com algodão embebido em álcool etílico
GARRAFAS DE CRISTAL
- Passar com borra de café. Se a garrafa estiver suja por dentro, colocar água até metade com vinagre e sal. Sacudir até soltar toda a sujidade. Se persistir, colocar alguns grãos de milho e agitar. Depois, é só enxaguar e deixar secar.
TELEVISÃO OU ECRÃ DO COMPUTADOR
- Com um pano macio e embebido em álcool etílico. Passar um pano húmido e secar com outro pano que não solte pelinhos. Cuidado para fazê-lo com o aparelho desligado.


0 comentários: