Natal com criatividade e baixo custo

Enfeite a casa e surpreenda nessa época sem comprometer o orçamento

Mais do que celebrar o nascimento de Cristo, o Natal é época de trocar presentes e investir em uma ceia farta. Com tantos gastos é preciso procurar alternativas para enfeitar a casa sem gastar muito. Para isso, basta colocar a criatividade em ação.


A boa pedida, segundo a decoradora Ana Claudia Cavalcanti é reciclar. “Reutilize aquelas peças que você tem em casa. Separe tudo o que foi usado nos anos anteriores – linha, tecidos, fitas, caixas, papel - e pense em novos usos.” As bolinhas antigas, por exemplo, podem ser transformadas em poucos minutos. “É só cobri-las com purpurina ou fazer desenhos com colas plásticas coloridas”, diz.
E as opções para repaginá-las não acabam por aí. “Se a decoração for mais romântica, nada como revesti-las com rendas ou tule e acrescentar miniflores de tecido. Use pérolas ou miçangas.” Se a ideia for apostar em detalhes rústicos, compre sacos de juta (estopa), fitas douradas e flores secas para cobrir as bolas natalinas. “Pau de canela é outra uma excelente sugestão para revesti-las e deixar os espaços perfumados”, ressalta Ana.
O isopor também é um grande aliado na busca por enfeites mais baratos. “Compre cones e os enfeite com lantejoulas”, recomenda a decoradora Adinoela Gregio. Outra sugestão é usar o material para fazer os famosos bonecos de neve. “Vale pintar o rosto e fazer toca e cachecol de crochê ou tricô. Depois, basta pendurá-los na árvore”, explica a artista plástica Viviani Cazarotti, do ateliê Quintal da Vivi.

As fitas de cetim não podem ser esquecidas para fazer laços ou dar acabamento em outras peças. Mas lembre-se: menos é mais. Não peque pelo exagero. A decoração deve estar em pontos estratégicos e não pela casa inteira.

Boas ideias

Acredite, os CDs antigos podem deixar seu Natal ainda mais charmoso. “Imprima fotos da família em preto-e-branco e cole sobre as peças. Arremate com laços de fita e pendure na árvore”, recomenda Ana. Para ela, quem tem alguma habilidade com máquina de costura pode fazer sachês de tecido para distribuir pela casa e presentear os amigos. “O feltro também é ótimo, pois pequenos alinhavos e colagens permitem a criação de uma infinidade de enfeites”, diz.

Os regadores de metal podem ganhar nova roupagem com tecidos coloridos

Gaiolas antigas podem ser pintadas e receber flores ou velas, o efeito é especial. Até mesmo os regadores de metal podem ganhar nova roupagem com tecidos coloridos para enfeitar a mesa da ceia.

Flores por todos os lados

Elas têm papel fundamental na decoração natalina e não devem pesar no bolso. “Escolha espécies mais em conta e surpreenda”, afirma Ana. O bico-de-papagaio é um dos símbolos da ocasião, pode ser encontrado em diferentes supermercados e apresenta custo acessível. “A crista-de-galo (celósia) é perfeita por possuir coloração intensa, um vermelho que atrai olhares”, completa a decoradora. Para deixar o arranjo ainda mais bonito, coloque as espécies em vasos transparentes e faça composições com folhagens e fitas douradas.

Basta um toque especial

Enfeites do dia a dia podem ser usados nessa época. “Pegue seus vasos de vidro e coloque flores típicas de Natal ou até mesmo as bolinhas”, sugere Viviani. Quando for arrumar a mesa, aposte na diversidade de frutas. “Ela conferem o colorido necessário e podem ser misturadas com flores”, comenta. Frutas secas e nozes também dão aquela mãozinha. “Ficam lindas em recipientes transparentes”, ressalta a artista.

Se colocadas de cabeça para baixo, as taças se transformam em castiçais. “Bandejas invertidas dão altura aos pratos da mesa”, diz Adinoela. As toalhas são itens importantes, e caros. “Para economizar, compre metros de tecido e faça a sua, é muito mais barato. Outra opção é usar aquele papel de parede que sobrou da reforma como trilho de mesa”, ressalta.

Outra dica é transformar o pisca-pisca dos anos anteriores em um belo enfeite. “É possível colocá-los dentro de garrafas ou em caixas translúcidas e espelhar as luzes pela casa. Arremate com fitas temáticas”, sugere Adinoela. Mais uma alternativa é reaproveitar as garrafas PET. “Faço um pisca-pisca com flores coloridas. A dica é colocá-los na árvore ou espalhar pela casa”, diz a artista plástica Laila Assef.

Botões antigos e coloridos podem ser reaproveitados. “Para fazer as guirlandas, basta usar uma estrutura de ferro e colocar diversas peças, umas diferentes das outras”, explica Ana. Depois de reunir e dar vida a todos os enfeites, chega o momento mais esperado. Chame as crianças para ajudar na decoração, elas adoram. Depois de fazer aquela bagunça, basta aproveitar a melhor época do ano.
















0 comentários: