Tempo seco aumenta as idas ao pronto-socorro

Além das doenças de típicas do frio, como gripes e resfriados, a baixa umidade do ar leva muito mais crianças aos hospitais
Ana Paula Pontes e Cíntia Marcucci

Com a chegada do inverno, ocorre também um fenômeno que os pais de crianças pequenas já estão acostumados. A lotação das salas de espera dos pronto-socorros. Só na cidade de São Paulo, as internações por doenças respiratórias entre maio e agosto de 2009 cresceram 45% em relação aos quatro primeiros meses do ano nos hospitais do SUS (Sistema Único de Saúde). Em 2008 o número chegou a ser 60% superior ao início do ano, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde. Além do frio, o tempo seco também é crítico nessa época e os pais devem ficar atentos para amenizar o desconforto da garotada. A cidade de São Paulo enfrentou o mês mais seco dos últimos 8 anos. As crianças são as que mais sofrem com esse tempo que provoca aquela tosse chata ou irritação nos olhos e na pele. É o sinal de que o organismo está sentindo o ressecamento do ar.
“Atualmente, uma em cada cinco crianças têm algum tipo de alergia, e, quando o tempo fica seco, as alérgicas são as que mais sofrem com os desconfortos respiratórios”, diz Cid Pinheiro, coordenador de equipe de pediatria do Hospital São Luiz e professor-assistente do departamento de pediatria da Faculdade de Medicina da Santa Casa.

Veja a seguir dicas do especialista sobre os sintomas e o que fazer quando o ar estiver muito seco:

O que pode acontecer:
Tosse, coceira no nariz (em crianças menores pode até ocorrer casos de sangramento nasal), espirros, garganta seca e falta de ar são as manifestações respiratórias mais comuns. “A mucosa ocular também sofre com essa época de pouca chuva. Os olhos podem coçar e ficar vermelhos.”
A pele também não escapa. Os banhos quentes, o vento frio e o ar seco podem provocar descamações, deixando-a mais propensa a lesões e entrada de bactérias.

O que fazer:
A hidratação, de dentro para fora, é fundamental para melhorar os desconfortos. Água, sucos, chás e sopas são boas opções. “Colocar soluções fisiológicas no nariz da criança e fazer inalações somente com soro ajudam a aliviar o desconforto respiratório.”
Se a irritação for nos olhos, vale pingar algumas gotas de soro e fazer uma limpeza para umidificar o local. Já, se a pele da criança estiver muito ressecada, consulte o pediatra sobre alguma loção para ajudar a protegê-la.
Em casa, a higiene do ambiente com pano úmido no chão e nos móveis é fundamental para eliminar o acúmulo de poeira e evitar crises de alergia.
Outra dica é evitar atividades ao ar livre entre 10 e 16h, quando o tempo está mais quente e o ar, mais seco.

Quando procurar o médico:
Se a tosse da criança vier acompanhada de febre e falta de ar, é preciso consultar o especialista imediatamente, porque o ressecamento das vias aéreas pode provocar crises de alergia, como asma, por exemplo.
O mesmo procedimento deve ser feito caso os olhos da criança permaneçam irritados por mais de três dias, mesmo depois da higienização com o soro.
Se o machucado na pele, causado pela constante coceira, estiver muito vermelho e dolorido, é hora de fazer uma avaliação com o pediatra.



1 comentários:

Jacque disse...

Boa Semana, amiga !!!!!!!!!

Beijo