Comer fora de hora é bom, mas pode engordar


foto de:Getty Images

 
É preciso se precaver para não abusar de alimentos muito calóricos nestes momentos do dia
Renata Losso

Pode parecer inofensivo, mas os respectivos “lanchinhos” realizados nos intervalos entre as refeições, ninguém resiste. Comer fora de hora, na verdade, não lhe torna fora da lei, mas normalmente o que é petiscado não condiz a alimentos com nutrientes e pouco calóricos. E é aí que está o problema.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica com 4.223 brasileiros, 36% deste número belisca diferentes alimentos fora de hora. Quais são eles? Na maioria das vezes, chocolates, bolachas recheadas e os famosos salgados que tanto encantam, como a coxinha. Mas, onde ficaram as frutas? Conforme estudo do Ministério da Saúde elas foram, em suma, esquecidas. Segundo o Ministério, a sociedade brasileira consome apenas um terço da quantidade de frutas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para uma boa alimentação.

As frutas são os alimentos mais altamente recomendados por nutricionistas para estes momentos entre refeições. São muito mais saudáveis que a maioria dos alimentos normalmente escolhidos pelos brasileiros, mas muitas vezes dão trabalho na hora de usufruí-las, com cascas e sujeira; frutas como manga, pêra ou kiwi, não são tão práticas quanto um pacote de biscoito ou uma barra de chocolate. Mas agora isto já não pode ser uma desculpa para deixar a alimentação nutritiva de lado. As frutas desidratadas são a melhor saída.

Recentemente, as frutas desidratadas vieram surgindo nas prateleiras dos supermercados e ganhando espaço. Hoje, há empresas especializadas em sua comercialização, como a FruitCo, que já oferece uma diversidade de sabores como banana, melão, abacaxi, mamão, entre outras. Segundo a nutricionista da Unifesp Paula Cristina Augusto da Costa, elas são uma boa pedida, mas o valor calórico, se comparado às frutas normais, aumenta. “O carboidrato e a glicose ficam mais concentrados”, diz. Se consumido com moderação, sem problemas.

Ainda, as frutas desidratadas também são permitidas aos consumidores com diabetes, pois possuem os mesmos nutrientes das frutas normais. Por esta razão, o consumo também não é liberado e para consumidores que necessitam manter uma devida distância do açúcar, é preciso cautela.
Home iG >

0 comentários: