Acerte na lavagem de sofás e tapetes


Contratar um serviço pode ser mais caro, mas os resultados são bem melhores


Michelle Vargas

Há algum tempo, nos matávamos para remover manchas e sujeira dos sofás e tapetes. Sempre misturando produtos de limpeza que nossas avós indicavam e contando com a colaboração do sol, para que tudo secasse rapidinho e não ficasse com cheiro de cachorro molhado.
Mas muita gente que já fez esse tipo de limpeza sabe: tirar apenas a mancha do local, na maioria das vezes, causa uma mancha no tecido. Mas existe uma maneira muito mais fácil que, apesar de mais cara, também é menos arriscada: encontrar lavanderias especializadas ao invés de recorrer à troca de estofados. Porém, não acredite em promessas de um sofá novinho em folha.

“O processo de lavagem retira toda a sujeira, mas não devolve a cor original do sofá. O tecido velho continua velho, ele vai estar é limpo”, avisa Cícero Cavalcante, proprietário da lavanderia Kelvin Dias.
Ele explica que uma máquina extratora joga e suga a água ao mesmo tempo, para não danificar a estrutura da mobília. “Também é preciso utilizar um sabão específico para esse tecido, além de bactericida, e usar um acidulante para neutralizar o PH depois. Usar um sabão comum faz com que o sofá fique sujo novamente mais rápido, pois deixa resíduos”, alerta Cícero.

A não ser que o estofado esteja rasgado – ou você tenha enjoado da estampa – não há motivo para reformar o sofá. A lavagem garante a limpeza e a ausência de bactérias e ácaros. Em uma lavanderia de alto padrão, a lavagem de sofás de dois a três lugares sai por R$ 170, mas é possível encontrar por menos.
Para lavar tapetes com qualidade, também são necessários produtos e máquinas específicas. A lavanderia Actuallimp é especializada em tapetes. “A limpeza de carpetes e tapetes, além de higienizar, recupera o aspecto visual decorativo tornando-os, além de limpos, macios”, segundo o departamento de marketing da Lavanderia.
Para realizar o serviço, não há necessidade da desocupação do ambiente. Uma equipe de profissionais é responsável pela locomoção dos móveis. A secagem leva cerca de quatro horas e o ambiente já pode ser utilizado em seguida.
http://casa.ig.com.br/

0 comentários: