Economia de água e gás na sua casa


Descubra as situações mais comuns de desperdício de energia e veja como conseguir uma economia de água e gás no seu lar

Dicas para economizar gás

. Instale o fogão longe das correntes de ar.

. Cheque se há vazamentos na mangueira que liga o botijão ao fogão. Basta pôr um pouco de espuma de sabão nas conexões.

. Limpe frequentemente os bocais do fogão.

. Chame um técnico para regular o fogão sempre que a chama amarelar ou sair pelas bordas.

. Ponha a panela sempre no meio da chama.

. Reúna a família para as refeições, para não esquentar a comida outra vez.

. Faça o almoço com sobra para o jantar. À noite, basta aquecer a comida.

. Cozinhe com a tampa da panela fechada, para concentrar o calor.

. Antes de começar o cozimento, ponha de molho os alimentos mais duros.

. Sempre que possível, use a panela de pressão. Ela cozinha os alimentos mais rapidamente e, por isso, consome menos gás.

. Evite ficar abrindo o forno a todo momento e diminua a chama quando chegar à temperatura desejada. E otimize o uso: procure assar duas coisas ao mesmo tempo. O forno gasta o equivalente a duas ou três bocas do fogão ligadas.

. Panelas muito usadas, com o fundo arredondado ou irregular, não apoiam bem. Por esse motivo, elas aumentam o consumo de gás. Prefira as de base larga e plana.

Flores artificiais sempre novas

Dicas para você conservar as flores artificiais e deixar sua casa mais colorida
por Gustavo Curcio
Para conservar a cor e a textura das pétalas artificiais é preciso prestar atenção na hora da compra e durante a manutenção dos arranjos.
Escolha flores de modelos laváveis para
manter a aparência naturalFoto: Dreamstime

Na hora da compra
. Escolha modelos laváveis e evite as flores de veludo, porque elas perdem a cor em pouco tempo.
. Verifique se o caule é de arame. Isso permite que você curve as flores na posição que achar melhor.
. Procure cópias bem parecidas com a flor natural.

O brilho original das pétalas

. Para que as flores mantenham a aparência do dia em que foram compradas, coloque-as num saco com sal fino, bem seco. Se necessário, seque o sal antes numa frigideira quente. Sacuda bem o saco e retire o arranjo.

. Evite deixar as flores expostas ao sol direto. Isso as faz desbotar.
Conteúdo do site ANAMARIA

Mitos e verdades sobre a osteoporose


No Dia Mundial da Osteoporose, entenda o funcionamento da doença e saiba como se prevenir de maiores problemas - Renata Losso

Ontem dia 20 de outubro foi  o Dia Mundial de Combate à Osteoporose, doença que atinge 10 milhões de brasileiros - sendo 3 em cada 4 doentes do sexo feminino. Muitas vezes, ela não é detectada com antecedência e pode gerar ainda mais problemas. E boa parte da falta de prevenção e diagnóstico é decorrente de crenças sobre a doença que não deveriam ser levadas ao pé da letra.


Por ser uma doença que não possui sintomas e, na maioria das vezes, só é descoberta quando ocorre uma fratura no corpo, é preciso redobrar a atenção na prevenção. Segundo o Dr. Bruno Muzzi Camargos, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Desintometria Clínica e Coordenador do setor de Desintometria Óssea do Hospital Mater Dei de Belo Horizonte, já há maneiras de diagnosticar a osteoporose sem que a pessoa sofra alguma lesão óssea. “Como é silenciosa, medidas preventivas são necessárias”, confirma.

Segundo dados do Ministério da Saúde, atualmente, cerca de 10 milhões de brasileiros são vítimas da osteoporose e, apenas em 25% dos casos ela é diagnosticada antes de alguma lesão óssea. Anualmente, ocorrem 1,5 milhões de fraturas causadas pela doença, número maior que a soma de incidências de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e câncer de mama. Portanto, conheça os cinco maiores mitos que rondam a doença e previna-se corretamente.

1º mito: A osteoporose não é fatal
Não é bem assim. As fraturas consequentes da doença podem trazer problemas muito sérios e até levar, sim, ao óbito, como no caso da fratura de quadril. “Este tipo de lesão está sujeita a resultar em trombose ou até embolia gordurosa, por culpa da agressividade da fratura”, afirma o Dr. Muzzi.

2º mito: A preocupação com a osteoporose somente é necessária após a menopausa
Nada disso. Para as mulheres, a queda no nível de cálcio nos ossos é maior depois da menopausa, mas não há razões para esperar este acontecimento para se precaver. A instalação da doença pode se iniciar na infância, tornando importante garantir a formação de ossos resistentes com frequência. Uma dieta que tenha boa quantidade de cálcio, a prática de atividades físicas e a exposição à luz do sol, ainda que por cinco minutos ao dia, a fim de garantir a formação de vitamina D no organismo, são atitudes fundamentais para desenvolver uma massa óssea de qualidade desde a infância.
Segundo o Dr. Muzzi, o tabagismo, a anorexia, o uso de medicamentos com cortisona e quimioterápicos e fast food em excesso – refrigerantes e sanduíches – também são fatores que contribuem para que o cálcio não se mantenha em um nível adequado no organismo.

3º mito: Quem tem osteoporose não pode praticar atividade física, pois pode ocasionar uma fratura
Muito pelo contrário. A prática de atividade física apropriada, que na maioria dos casos é indicada pelos especialistas, é fundamental para fortalecer os ossos, os músculos e prevenir-se de quedas, pois melhora o equilíbrio. Com exercícios, os ossos se tornam mais protegidos e, além disso, ocasionam bem-estar físico e conforto social e emocional. Para o Dr. Muzzi, a caminhada, a dança de salão e o tai chi chuan são excelentes exercícios para vítimas da osteoporose.

4º mito: Quem não gosta de leite corre maior risco de ter osteoporose
Nem sempre. Caso a pessoa não consuma a quantidade diária de cálcio necessária, maiores são os riscos de ter a doença. No entanto, não é apenas o leite que possui o nutriente; seus derivados, vegetais verdes escuros e peixes também são uma ótima fonte para o organismo. A quantidade diária recomendada está entre 800 e 1.000 mg para os jovens e 1.000 e 1.200 mg para os adultos.

5º mito: A osteoporose não tem cura, portanto, não pode ser tratada
Realmente, a doença é crônica, mas isso não impede que seja tratada para evitar a sua progressão, maiores complicações e reduzir o risco de possíveis fraturas ósseas. Tomar o medicamento indicado pelo médico continuamente e de maneira adequada é essencial para mantê-la controlada.
ig.saúde

Economize energia com a lâmpada correta

Fique atento na hora de escolher a iluminação de sua casa para não acabar gastando mais do que deveria
Renata Losso
O horário de verão voltará a entrar em cena nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil aos primeiros segundos do dia 19 de outubro, próxima segunda-feira. Desde o seu surgimento, o motivo sempre foi reduzir o consumo de energia, mas essa medida não é o bastante no que se refere à consciência ambiental.
Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), aproximadamente dois mil megawatts são economizados nesta época do ano. Agora, imagine o quanto este número aumentaria se ocorressem outras mudanças de hábitos? Para se ter uma noção, 14% da energia elétrica geral está voltada para o consumo doméstico, ou seja, pequenos detalhes da luz artificial da sua casa podem fazer uma bela diferença no fim do mês.
No mercado, há uma diversidade imensa de lâmpadas, mas é difícil ter certeza de qual escolher para gerar um consumo menor. Leandro de Barros, especialista da Golden, empresa especializada em iluminação residencial, comercial, industrial e pública, orienta o consumidor a tomar uma série de cuidados na hora de fazer uma compra mais sustentável. Veja quais são!

1. Não escolha o produto pelo preço
Você pode acabar economizando na hora da compra, mas seguramente terá o gasto recompensado durante a vida útil do produto.

2. Observe o tipo de tecnologia
Lâmpadas mais antigas não iluminam muito bem, consomem mais energia e duram menos tempo. Lâmpadas fluorescentes compactas proporcionam maior iluminação, economizam 80% de energia e vivem, em média, oito anos. Agora é mais fácil escolher, não?

3. Atente para a potência
Mais potência, mais energia. Consequência? Conta de luz mais alta. Por outro lado, a lâmpada fluorescente com menor potência colabora para o consumo reduzido em cinco vezes, o que significa uma economia mensal de R$ 2,70 por ponto. Com essa substituição, o investimento feito na loja volta ao seu bolso em três meses. Para provar, substitua uma incandescente de 60W por uma fluorescente compacta de 15W.

4. Analise a durabilidade do produto identificado no rótulo
Como dito anteriormente, as lâmpadas fluorescentes duram aproximadamente oito anos. No caso da incandescente, no mesmo período de tempo, você terá de se preocupar oito vezes em trocar a lâmpada.

5. Conheça o impacto na sua conta de luz
O desempenho de uma lâmpada depende da quantidade de energia elétrica que consome e do tempo. Prestando atenção a esses detalhes, você pode alcançar uma economia de até R$ 134 durante toda a vida útil de uma iluminada.
Além dessas orientações simples e importantes para economizar energia, ainda é válido ficar atento ao uso do ar condicionado para os próximos meses do ano. Ele pode consumir mais energia do que você espera.
ig.casa
Dieta para o verão


Dicas sobre o que comer, o que não comer e um cardápio especial para você

Melissa Giorgetti

As temperaturas mais elevadas causam mudanças no comportamento das pessoas, e a busca pela melhora da forma física e a alteração nos hábitos alimentares são comuns nesta época do ano, com a chegada do verão.
Um mau hábito que aumenta nessa época são as dietas milagrosas que prometes resultados rápidos, como afirma a nutricionista Esther Andretta: “A adoção de regimes milagrosos e de padrões alimentares inadequados pode predispor os indivíduos a diversos perigos. Na verdade, esses regimes não fornecem quantidades adequadas de calorias, vitaminas e sais minerais, o que faz com que a alimentação seja desequilibrada”.
A nutricionista conta que há uma diminuição do metabolismo basal no verão, o que favorece o ganho de peso e pede menor quantidade de calorias ingeridas nesta época: “Se a pessoa já é adepta de uma dieta saudável e se alimenta bem durante todo o ano, não vai precisar fazer mudanças tão radicais quando chegar o verão”, afirma a nutricionista.

Alimentação no verão
A pedido do iG, a Dra. Esther ensina como deve ser a alimentação no verão e sugere um cardápio especial:

- Consuma: frutas, verduras, legumes, folhas verdes, cereais integrais, pães integrais, carnes brancas, queijos magros, sobremesas à base de frutas e líquidos com maior frequência (água, sucos naturais, chás e água de coco).

- Evite: alimentos gordurosos (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese), frituras e doces, pois no verão nosso organismo fica mais sensível aos condimentos fortes e às gorduras, que podem causar desconforto e mal estar.

- Faça: refeições menos volumosas: fracione as refeições diárias (coma mais vezes, em menor quantidade).

- Sanduíches: prefira os pães integrais com carnes brancas ou queijos magros e complete com saladas. As carnes magras possibilitam uma digestão melhor, evitando o desconforto intestinal. Atenção, porém: eles não substituem uma refeição, e devem ser preparados na hora que forem consumidos.

- Higiene: A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode leva à ingestão de alimentos contaminados. Com isso, podemos encontrar quadros de verminoses e gastrenterites, que podem se manifestar desde como diarreia, até como quadros mais graves que necessitam de internação hospitalar.

- Clima: o calor estimula o consumo de alimentos gelados e leves, sendo um convite a saladas, frutas e sucos: aproveite!

- Sobremesas: respeite aquela vontade irresistível de tomar sorvete, mas escolha os sorvetes à base de frutas ou frozen iogurte, sem coberturas ou caldas. Prefira os sorvetes ou picolés à base de água e polpa de frutas, pois são menos calóricos. A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixá-la mais atraente, acrescente iogurte, mel ou cereais integrais no lugar do chantilly. Se estiver com vontade de comer bolos, escolha os mais simples, sem recheio e sem cobertura, como: maçã, iogurte, limão ou laranja.

- Petiscos: no lugar de salgadinhos fritos, opte por legumes temperados e cortados (como pepinos ou cenoura crua), azeitonas, tremoços ou queijo branco temperado com azeite e orégano.

- Vitamina C e vegetais: os alimentos ricos em vitamina C têm propriedades antioxidantes e ajudam a manter a pele saudável, combatendo os radicais livres. Coma frutas cítricas (acerola, kiwi, laranja, limão, maracujá e morango) e vegetais verde-escuros (agrião, brócolis, couve, espinafre, rúcula).

Exemplo de Cardápio para o Verão

Desjejum:
200 ml de leite desnatado batido com frutas
Duas fatias de pão integral light com uma fatia de ricota.

Lanche da manhã:
Salada de frutas com iogurte desnatado

Almoço:
1 pires de chá de salada de folhas verdes
1 pires de cenoura na salsa
120 g de filé de frango grelhado
3 colheres de sopa de arroz integral
1 picolé de frutas.

Lanche da tarde:
 1 copo de suco natural sem açúcar

Jantar:
1 pires de chá de salada de agrião e tomate
1 batata média assada
150g de salmão grelhado
1 fatia de abacaxi

Ceia:
100 ml de iogurte 0% gordura com granola

Para as substituições, escolha alimentos do mesmo grupo:

- Leite desnatado, iogurte desnatado ou 0% gordura, suco de soja, queijo magro, coalhada.

- Frutas frescas, desidratadas, suco de frutas naturais sem açúcar.

- Carne bovina magra, peixe ou frango sem pele e sem gordura assados ou grelhados.

- Arroz integral, macarrão com fibras ou integral, batata, mandioquinha ou mandioca.

- Folhas cruas ou refogadas.

- Legumes crus ou refogados.

- Pão integral light, semente de linhaça, granola ou aveia.

Serviço:
Dra. Esther Andretta
Clínica Saúde Plena
Tel.: (11) 4427-5669
foto:getty images

Organizando um jantar à francesa

Se você preferir um jantar à francesa, fique atento à disposição dos utensílios, já que este tipo de recepção exige mesa posta e segue algumas regras que é preciso observar.

No serviço à francesa os convidados são servidos por um empregado ou empregada especialmente treinados para essa função.
O cardápio deve ser sofisticado. O número mínimo de pratos de um jantar à francesa é o seguinte:
uma entrada, dois pratos quentes, dois acompanhamentos e duas sobremesas. Essa quantidade não pode ser diminuída.
A variedade é importante: use peixe, massa, carne e ave para compor o menu. As bebidas são vinho e champanhe.

Os anfitriões devem sentar no centro da mesa, um de frente para o outro.

À direita da anfitriã, senta-se ou homem mais importante ou mais idoso.

À direita do anfitrião, fica a senhora mais importante ou idosa.

A primeira pessoa a ser servida é a senhora que está à direita do dono da casa, depois a que está à direita da que foi servida, e assim sucessivamente, dando volta à mesa e servindo por último o dono da casa.

A pessoa que serve deve ficar à esquerda de cada convidado, tanto para colocar os pratos como para servir os alimentos.
Mas para colocar e servir bebidas e talheres de sobremesa, quem serve fica à direita. Retire os pratos pela direita, a não ser que isso implique na colocação da mão diante do convidado.


Para trocar pratos, quem serve deve retirá-los com a mão esquerda, colocando o prato limpo com a direita. Esses movimentos são feitos pelo lado esquerdo do convidado.

Em jantares formais os lugares dos convidados são marcados com seus nomes em cartõezinhos especiais (acima do prato).

Os guardanapos devem estar sobre o prato do meio, dobrados de acordo com o gosto do anfitrião, lembrando-se de que as pontas abertas do guardanapo devem ficar para a esquerda. A dobra mais clássica de guardanapo é a retangular alongada.

As toalhas devem ser passadas sem vinco, só com uma dobra pelo centro. Devem ter uma queda, dos lados, de no mínimo 25 cm.

Os talheres são dispostos em seqüência, de fora para dentro. O primeiro prato é comido com os talheres de fora e assim por diante.

Os pratos devem ser colocados em primeiro lugar na mesa, uns dois dedos acima da borda, para não encostarem nos convidados.

O prato de salada, quando colocado separado, vai do lado esquerdo do prato principal, abaixo do pratinho de pão.

Entre o sousplat, coloque uma toalhinha para evitar ruídos ao servir.

O pratinho de pão fica do lado esquerdo do prato, acima dos garfos

Os talheres devem estar paralelos, em distâncias iguais, colocados de fora para dentro.

Os copos devem ser limpos com álcool para ficarem mais brilhantes. Eles são colocados do lado direito do prato, acima das facas. No caso de ser incluída uma taça de champanhe a mesma pode ser colocada acima dos copos, à direita, ou totalmente à direita.

Seguindo essas dicas, seu evento será um sucesso.
Saúde e bom apetit!




Adesive tudo de uma maneira divertida
Adesivos inusitados dão o tom para uma decoração pra lá de
alegre

Foi-se a época em que os adesivos decorativos só tinham motivos florais e eram super-recatados. A moda, agora, é apostar em criações alegres, como os modelos da londrina Hu2 Design. Buraco do rato na parede da sala e amarelinha no quarto das crianças são só algumas das tiradas divertidas da loja virtual, que entrega no mundo inteiro. Confira, abaixo, alguns exemplos – que custam entre £ 15 e £ 45:



Aqui, a tomada tem o poder de botar para funcionar dez cata-ventos – de brincadeirinha, é claro (modelo Paper Windmill)
 


Não deixe a banheira transbordar. Nunca! (modelo Bath Duck Level)


Observe o adesivo e deixe a sua geladeira bem organizada (modelo Fridge)


O buraco do rato lembra os desenhos de Tom & Jerry (modelo Mickey House)

Por Casa e Jardim Online
Estante de Caixotes.

Sabe aqueles caixotes que você encontra no CEASA ou em hortifrutis ?
Pois é, podem virar essa bela estante!!
Veja como é fácil:


Lixe bem as caixas, por dentro e por fora.


Pinte com tinta acrílica na sua cor preferida.


Agora é só montar sua estante e está prontinha!!

Outro jeito de usar os caixotes...

aqui como estante:


E então, gostaram das idéias??
http://contosdeoutono.blogspot.com/
Comer fora de hora é bom, mas pode engordar


foto de:Getty Images

 
É preciso se precaver para não abusar de alimentos muito calóricos nestes momentos do dia
Renata Losso

Pode parecer inofensivo, mas os respectivos “lanchinhos” realizados nos intervalos entre as refeições, ninguém resiste. Comer fora de hora, na verdade, não lhe torna fora da lei, mas normalmente o que é petiscado não condiz a alimentos com nutrientes e pouco calóricos. E é aí que está o problema.

Segundo uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica com 4.223 brasileiros, 36% deste número belisca diferentes alimentos fora de hora. Quais são eles? Na maioria das vezes, chocolates, bolachas recheadas e os famosos salgados que tanto encantam, como a coxinha. Mas, onde ficaram as frutas? Conforme estudo do Ministério da Saúde elas foram, em suma, esquecidas. Segundo o Ministério, a sociedade brasileira consome apenas um terço da quantidade de frutas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde para uma boa alimentação.

As frutas são os alimentos mais altamente recomendados por nutricionistas para estes momentos entre refeições. São muito mais saudáveis que a maioria dos alimentos normalmente escolhidos pelos brasileiros, mas muitas vezes dão trabalho na hora de usufruí-las, com cascas e sujeira; frutas como manga, pêra ou kiwi, não são tão práticas quanto um pacote de biscoito ou uma barra de chocolate. Mas agora isto já não pode ser uma desculpa para deixar a alimentação nutritiva de lado. As frutas desidratadas são a melhor saída.

Recentemente, as frutas desidratadas vieram surgindo nas prateleiras dos supermercados e ganhando espaço. Hoje, há empresas especializadas em sua comercialização, como a FruitCo, que já oferece uma diversidade de sabores como banana, melão, abacaxi, mamão, entre outras. Segundo a nutricionista da Unifesp Paula Cristina Augusto da Costa, elas são uma boa pedida, mas o valor calórico, se comparado às frutas normais, aumenta. “O carboidrato e a glicose ficam mais concentrados”, diz. Se consumido com moderação, sem problemas.

Ainda, as frutas desidratadas também são permitidas aos consumidores com diabetes, pois possuem os mesmos nutrientes das frutas normais. Por esta razão, o consumo também não é liberado e para consumidores que necessitam manter uma devida distância do açúcar, é preciso cautela.
Home iG >



Dor de cabeça não é desculpa


Pesquisa diz que mulheres que não sofrem com o problema o usam mais como desculpa na hora do sexo do que as que o possuem de fato
Já virou até piada: a maneira feminina mais comum de se esquivar do sexo quando não se está a fim é botar a culpa na tão cruel dor de cabeça. No entanto, o curioso é que as mulheres que realmente sofrem com crises de cefaleia não costumam utilizá-la como desculpa.

Segundo uma pesquisa coordenada pelo neurologista e membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia, Dr. João José Carvalho, as que não são vítimas de dores de cabeça frequentes estão mais aptas a contar uma mentirinha para fugir da hora H.
Realizada no Núcleo de Pesquisa e Assistência em Cefaléia, no
Ceará, a pesquisa contou com 60 mulheres, 30 delas vítimas de
recorrentes enxaquecas e 30 delas livres do problema. Dentro do primeiro grupo, a vida sexual de 67% das mulheres é prejudicada pelo problema, porém somente 24% já interrompeu uma relação sexual por culpa de uma crise inesperada.
O estudo afirma também que apenas 10% das mulheres do primeiro grupo admitiram já haver utilizado a cefaléia como desculpa para deixar o sexo oposto de lado, enquanto 30% do segundo grupo afirmou já ter usado a desculpa esfarrapada. Ainda, segundo a própria pesquisa, as mulheres com enxaqueca contam que as crises são piores para a atividade sexual do que para o relacionamento conjugal: 20% do grupo alega tê-lo prejudicado por causa do problema.Apresentado há três semanas no International Headache Congress (Congresso Internacional da Cefaleia), na Filadélfia, Estados Unidos, e com apresentação prevista para o 23º Congresso Brasileiro de Cefaleia, que acontece entre os dias 8 e 10 de outubro em Vitória, Espírito Santo, o estudo conclui que a maioria das mulheres que sofrem com dores de cabeça assíduas não estão acostumadas a usar o tal clichê como pretexto para evitar relações sexuais com o parceiro.
Pelo contrário: segundo o Dr. Carvalho, elas geralmente não interrompem o ato sexual, mesmo com a dor de cabeça atrapalhando. Diferente das que não sofrem com o problema, que estão mais habituadas a utilizá-lo; até quando ele está bem longe.
fonte: Home iG › Delas

Acerte na lavagem de sofás e tapetes


Contratar um serviço pode ser mais caro, mas os resultados são bem melhores


Michelle Vargas

Há algum tempo, nos matávamos para remover manchas e sujeira dos sofás e tapetes. Sempre misturando produtos de limpeza que nossas avós indicavam e contando com a colaboração do sol, para que tudo secasse rapidinho e não ficasse com cheiro de cachorro molhado.
Mas muita gente que já fez esse tipo de limpeza sabe: tirar apenas a mancha do local, na maioria das vezes, causa uma mancha no tecido. Mas existe uma maneira muito mais fácil que, apesar de mais cara, também é menos arriscada: encontrar lavanderias especializadas ao invés de recorrer à troca de estofados. Porém, não acredite em promessas de um sofá novinho em folha.

“O processo de lavagem retira toda a sujeira, mas não devolve a cor original do sofá. O tecido velho continua velho, ele vai estar é limpo”, avisa Cícero Cavalcante, proprietário da lavanderia Kelvin Dias.
Ele explica que uma máquina extratora joga e suga a água ao mesmo tempo, para não danificar a estrutura da mobília. “Também é preciso utilizar um sabão específico para esse tecido, além de bactericida, e usar um acidulante para neutralizar o PH depois. Usar um sabão comum faz com que o sofá fique sujo novamente mais rápido, pois deixa resíduos”, alerta Cícero.

A não ser que o estofado esteja rasgado – ou você tenha enjoado da estampa – não há motivo para reformar o sofá. A lavagem garante a limpeza e a ausência de bactérias e ácaros. Em uma lavanderia de alto padrão, a lavagem de sofás de dois a três lugares sai por R$ 170, mas é possível encontrar por menos.
Para lavar tapetes com qualidade, também são necessários produtos e máquinas específicas. A lavanderia Actuallimp é especializada em tapetes. “A limpeza de carpetes e tapetes, além de higienizar, recupera o aspecto visual decorativo tornando-os, além de limpos, macios”, segundo o departamento de marketing da Lavanderia.
Para realizar o serviço, não há necessidade da desocupação do ambiente. Uma equipe de profissionais é responsável pela locomoção dos móveis. A secagem leva cerca de quatro horas e o ambiente já pode ser utilizado em seguida.
http://casa.ig.com.br/
Alimentos e bom humor


Você sabia que a qualidade do que você come influencia muito no seu bom humor (ou na falta dele)?
Alessandra Siedschlag

É verdade. Os nutricionistas hoje sabem que algumas substâncias encontradas nos alimentos têm a capacidade de melhorar e até estimular o funcionamento do sistema nervoso, como por exemplo acabando com a irritação e espantando a sua tristeza.

 Dra. Esther Andretta*, nutricionista da Saúde Plena Medicina Integrativa -  função que cada alimento exerce sobre o nosso humor.

A importância das boas escolhas

“Quem procura qualidade de vida sabe que um dos segredos está na alimentação. O que comemos é a balança para a manutenção da saúde, disposição física, boa forma e equilíbrio do humor”, explica a Dra. Esther.
“Apesar de representar 2% do peso corporal, o cérebro é responsável por cerca de 20% do consumo de oxigênio e energia do organismo. Da mesma forma que o motor de um carro, o desempenho dependerá da qualidade do combustível que você consome.”

Conheça agora os alimentos mais importantes para o seu bom humor

Água: responsável por mais de 80% do peso do cérebro, estimula a eliminação de toxinas pelos rins. Oito copos de água por dia são suficientes para “acalmar” o sistema nervoso.

Alface: o talo possui lactucina e lactupicrina, substâncias de ação calmante, que amenizam a irritação. O alimento é rico em folato, cuja ausência no organismo pode causar depressão, confusão mental e cansaço.

Alho: é uma das principais fontes de selênio, um sal mineral diretamente envolvido no estímulo dos centros cerebrais da alegria. Outras fontes de selênio incluem cogumelos, brócolis, aveia, germe de trigo e castanha-do-pará.

Banana: diminui a ansiedade e ajuda a garantir um sono tranqüilo por ser rica em carboidratos, potássio, magnésio e vitamina B6, responsável por aumentar a energia.

Carne: contém niacina, uma vitamina do complexo B que, quando em falta no organismo, causa depressão. Também é rica em ferro e cobre, que combatem a anemia e transportam o ferro. Seus aminoácidos fazem o cérebro trabalhar melhor. Prefira a carne magra ou branca.

Castanha-do-pará: auxilia na diminuição do estresse, melhorando a depressão, e é rica em selênio, um agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária de selênio recomendada (350mg).

Chocolate: este é o que tem maior impacto sobre o humor. Possui açúcar, agindo como calmante no cérebro agitado. Contém tirosina, substância que estimula a produção de serotonina. Prefira o chocolate amargo, pois contém menos gordura e açúcar e maior concentração de cacau. 25g por dia são suficientes.

Espinafre e brócolis: o potássio e o ácido fólico combatem a depressão. O magnésio, o folato e as vitaminas A e C estabilizam a pressão e garantem bom funcionamento do sistema nervoso.

Frutos do mar e peixes: compostos por zinco e selênio, que agem no cérebro diminuindo o cansaço e a ansiedade.

Jabuticaba: rica em ferro, vitamina C, vitaminas do complexo B e carboidratos, a jabuticaba ajuda a combater a anemia, além de aumentar as defesas do organismo. Age como antidepressivo e reanima, pois fornece energia.

Laranja: o poder da vitamina C, do cálcio e do complexo B estimulam o funcionamento do sistema nervoso. O cálcio é eficiente no combate ao estresse e no relaxamento muscular. A fruta ainda hidrata e previne a fadiga.

Leite: possui vitaminas do complexo B, cálcio e proteínas, que aliviam a tensão.
Mel e carboidratos em geral: melhoram a sensação de prazer e bem-estar. Estimulam a produção de serotonina.

Ovos: garantem o bom humor. São ricos em tiamina e niacina (vitaminas do complexo B), ácido fólico e acetilcolina. Sua falta leva a apatia, ansiedade e perda de memória. Seu consumo deve ser de três unidades por semana.

Pimenta: leva à sensação de euforia. Diminui o estresse, melhorando a depressão, e contém capsaicina (responsável pelo sabor ardido), que estimula as terminações nervosas da língua, aumentando a produção de endorfina. Para o humor, as melhores pedidas são as pimentas-de-cheiro, a vermelha, a malagueta e a comari.

Uvas: também são ricas em vitaminas do complexo B (tiamina e niacina), ácido fólico e acetilcolina, contém ainda substâncias antioxidantes, que retardam o envelhecimento da pele. Garantem o bom humor.

Sinal vermelho
“Algumas bebidas como o chá preto, café, refrigerantes e guaraná em pó são contra-indicados, pois são produtos ricos em cafeína, o que faz a ansiedade aumentar. Gorduras saturadas e álcool também devem ser consumidos em pequenas doses. Eles interferem na atividade neural, provocando fadiga e raciocínio lento”, adverte a nutricionista.

Exemplo de cardápio especialmente elaborado pela Dra. Esther Andretta para as leitoras do iG

Desjejum: 200 ml de leite desnatado
Café e adoçante
2 fatias de pão integral
1 fatia de queijo branco

Colação: 1 banana com 1 colher de sopa de aveia e 1 colher de chá de mel.

Almoço: 1 pires de chá de salada de brócolis
1 pires de chá de espinafre refogado
120 g de filé de frango grelhado
3 colheres de sopa de arroz integral
3 colheres de sopa de feijão
1 laranja

Merenda: 150 ml de iogurte desnatado
2 unidades de castanha-do-pará

Procure se alimentar a cada 3 horas, evite jantar após as 20:00. Pratique atividade física diariamente. A reeducação alimentar é um processo lento que deve ser elaborado e supervisionado por profissional especializado. Consulte um nutricionista regularmente.
*Dra. Esther Andretta
Nutricionista da Saúde Plena Medicina Integrativa, tel. (11)4427-5669
ig- beleza
Outubro Rosa chama atenção para o combate ao câncer

Começou dia 5 de outubro o movimento de conscientização, prevenção e combate ao câncer de mama; outros países também promovem ações
 

Foto: Getty ImagesAmpliarA famosa Ópera de Sidney ganhou a iluminação cor de rosa que irá pintar monumentos no mundo todo - inclusive nosso Cristo Redentor

Já pensou no Monumento às Bandeiras todo iluminado de rosa? Pois é como ele ficará hoje, 05 de outubro, às 20 horas, para a abertura do “Outubro Rosa – Mulher Consciente na Luta Conta o Câncer de Mama”. O objetivo do evento é, mais uma vez, alertar as mulheres brasileiras para a importância do exame de mamografia no combate ao câncer de mama.

O movimento que se inicia hoje também iluminará, além de outros pontos da cidade de São Paulo, o Cristo Redentor – cartão postal do Rio. Em outros países do mundo, o mês de outubro também é dedicado a campanhas de atenção para o tema. No dia 29 de setembro, a linha aérea norte-americana Delta Airlines inaugurou o evento com um avião especial; no dia 24, na Austrália, a famosa Ópera de Sidney ganhou iluminação cor de rosa.
Como parte das ações, que tomarão conta das principais cidades do país durante todo o mês, uma van batizada de Rosamóvel vai circular pela metrópole e alertar todas as mulheres sobre o quão essencial é o exame de mamografia. No roteiro do Rosamóvel está o Espaço Santa Helena, na Rua Oscar Freire, amanhã. No dia seguinte, 7 de outubro, a van passa pelo Shopping D&D, por Taboão da Serra e pelo Shopping Cidade Jardim. Entre outros destinos, no dia 12 circulará no Parque Ibirapuera e no Parque Villa Lobos.
Além da cidade de São Paulo, o Rosamóvel também vai passar por Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Recife, Belo Horizonte e Florianópolis. Além do Cristo Redentor, no Rio, a Igreja Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, e o Palácio do Campo das Princesas, em Recife, também receberão o choque de luzes cor de rosa, chamando a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, de acordo com a American Cancer Society, cerca de 465 mil mulheres morrem anualmente por culpa da doença. É melhor correr para o rosa, antes que seja tarde

Movimento pela luta contra o câncer cresce
Instituto adere à mobilização e promove campanha para maior conscientização das mulheres


Foto: Carlos Zambrotti/AgNewsCristo Redentor em cor de rosa: movimento chama atenção para a importância dos exames preventivos contra o câncer de mama

No mês mundial do combate ao câncer de mama, o Instituto Avon e suas revendedoras autônomas se uniram ao movimento rosa com a Campanha Avon Contra o Câncer de Mama, que do dia 15 ao 31 mobilizará o país.

Em prol da luta pela redução de mortes causadas pela doença, ocorrerão eventos em centenas de cidades. Todos buscam atingir o maior número de mulheres com informações sobre a proteção necessária para evitar que o problema se torne ainda maior.

A campanha é um dos pilares do Instituto, que foi criado em 2003 e se dedica à arrecadação de fundos para possibilitar centros de prevenção, a fim de oferecer às usuárias do SUS os exames necessários para a detecção precoce do câncer e o consequente tratamento para a cura. Juntamente a investimentos globais do Instituto, R$ 18 milhões já foram arrecadados e convertidos em 66 projetos pela saúde da mama.

Evento

Como parte da mobilização, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo, será palco de várias atividades. No dia 18, além de aulas de maquiagem, ioga, alongamento, pilates, reflexologia, shiatsu e palestras, as mulheres de mais de 40 anos que visitarem um dos símbolos da cidade terão a oportunidade de sair dali com mamografia marcada a ser realizada pelo SUS.
Renata Losso - IG -saúde


Hábitos podem diminuir risco de câncer de mama

Estudo recente de instituto americano confirma quais hábitos diminuem - quase pela metade - os riscos do câncer
 
As mulheres podem cortar o risco de câncer de mama quase pela metade se cuidarem do peso, exercitarem-se diariamente, amamentarem seus filhos e limitarem as bebidas alcoólicas, de acordo com um novo estudo do American Institute for Cancer Research.

O estudo atualiza uma análise de 2007 de mais de 800 pesquisas, acrescentando informações de 81 novos estudos, disse Susan Higginbotham, diretora de pesquisa do Instituto.
Os passos de prevenção incluem manter um peso saudável, participar de atividades físicas diárias de 30 a 60 minutos, amamentar e limitar o álcool a uma bebida por dia.
O papel dos hormônios no câncer de mama, incluindo terapia de hormônios pós-menopausa e anticoncepcionais orais, não foi examinado.
“Isso nos deixa mais seguros do que nunca para afirmar que as escolhas que fazemos todos os dias podem nos proteger do câncer de mama”, disse Higginbotham.
Para reduzir o risco de câncer de maneira geral, de acordo com Higginbotham, as dietas devem ser em grande parte baseadas em vegetais, enfatizando frutas, legumes, grãos e limitando a carne vermelha.
As recomendações são baseadas em estudos de observação que descobriram associações entre os comportamentos e uma redução do risco de câncer de mama, mas tais estudos não provam uma relação de causa e efeito.


Explore o verde na varanda, mas na medida certa!


Toda varanda combina com vasos de plantas, porém é preciso ter cuidados para não exagerar na dose, preservando a área de circulação. A escolha das espécies e o modo como são expostas também contam. Veja algumas dicas a seguir
Yara Guerchenzon

Além do frescor e da gostosa sensação de se estar um pouquinho mais perto da natureza, ter uma composição de plantas na varanda pode ter inúmeras outras funções. Entre elas, criar uma “cortina verde” para preservar a intimidade, caso a janela do vizinho fique colada na sua varanda ou você more no primeiro andar, ficando à vista de quem passa na rua.


“Quando se quer privacidade, o ideal é abusar de plantas com altura e volume, fazendo o que chamamos de barreira verde”, que nestes casos sugere o uso de floreiras colocadas rentes ao guarda-corpo. Outra paisagista, Camila Cavallari, da Verde Vaso, indica plantas com bom fechamento das folhas, como murta, pleomelle, formio e viburno.


Mas existe a situação contrária, em que a varanda oferece ao morador uma linda paisagem e que, portanto, não deve ser prejudicada pelo uso de plantas em excesso ou de tamanho desproporcional. “Aqui ocorre o inverso, assim deve-se evitar as espécies altas e volumosas, para que não interfiram na visibilidade”, orienta Maricy. Camila indica ainda o uso de vasos com desenhos limpos e plantas com formatos esculturais, como as suculentas e cactáceas.

E se você não tem ideia de como dispor os vasos, parta do princípio de que é preciso manter uma área livre para a circulação. Ou seja, para não errar, coloque os vasos nos cantos, nas laterais ou rente às paredes. “Vasos dispostos no perímetro do espaço abrem a circulação. Já os cantos são ótimos para posicionar peças maiores, com plantas de porte alto”, ensina Camila.

Para Maricy, é importante que seja definido o mobiliário do terraço (mesa, cadeiras, bancos, aparadores e espreguiçadeiras) antes da colocação dos vasos. “Depois, parte-se para a colocação dos vasos, que em geral ficam nos cantos, paredes e espaços não utilizados para a passagem”, diz a paisagista.


Acerte na composição

E para que o resultado tenha um visual harmônico, a dica é trabalhar com regras de volumetria, utilizando vasos altos, médios e baixos, em conjuntos. “Escolher um modelo único de vaso e variar apenas o tamanho dá um aspecto organizado, principalmente se a varanda for pequena”, orienta Maricy. A regra da trindade também é recomendada por Camila, que sugere a raphis como a maior, um pacová como a média e uma bacia de bromélias como a baixa.
No caso de áreas pequenas, uma solução é investir em um jardim vertical, que pode cobrir toda uma parede ou apenas parte dela. Isso pode ser feito de maneira simples, prendendo vasos de cerâmica do tipo “meia-lua” na parede; ou mais elaborada, com molduras e nichos para as plantas. “Os painéis vivos são ótimas opções para tirar o verde do chão e rechear a área. Assim pode-se verticalizar o jardim e ganhar espaço para o mobiliário”, argumenta Camila.
Por fim, varandas pedem plantas que resistam à exposição a vento, sol e chuva. “Espécies mais rústicas como a fênix, as azaléias, os fórmios e as clusias são bem indicadas. Apesar de que, atualmente, a maioria das varandas é fechada por vidros, tornando-se uma estufa e, portanto, uma área propícia para quase todas as plantas. Mas essa afirmação é válida quando se tem pelo menos 4 horas de sol diárias. E aí também podem ser incluídas espécies frutíferas e temperos”, diz Maricy.


Outra opção de jardim vertical: vasos presos
 a placas de fibra de coco remetem a um
quadro natural. Proposta de Maricy Pissinatti


Vasos em formato de "semi-lua" presos à
parede tira o paisagismo do chão, abrindo
 espaço para os móveis. Projeto de Maricy Pissinatti


Alternar bancos e cachepôs ao longo do perímetro
 da varanda mantém livre a área central para
 a circulação. Projeto de Maricy Pissinatti


Floreiras junto ao guarda-corpo e um par de
 bambu-mossô garantem privacidade
 à varanda. Projeto de Maricy Pissinatti


O canto desta varanda foi bem preenchido com
 os vasos alinhados e o painel circular de
 fibra de coco preso à parede. Projeto da Verde Vaso


Neste projeto da Verde Vaso, o canto da varanda foi
bem aproveitado: um toque exótico foi dado
 pelo piso de pedriscos, em contraste ao deck


Neste projeto, o verde subiu pelas paredes! Os jardins
verticais foram adotados em um painel que fecha a lateral da varanda

A volumetria foi bem trabalhada neste projeto
 da Verde Vaso, com plantas em duas
 alturas fechando a lateral da varanda
Consultoria: Maricy Pissinatti - www.maricypissinatti.com.br
Camila Cavallari - www.verdevaso.com.br
Aprenda a fazer adubação corretamente

Ana Carolina Nogueira

Se a sua planta está com as folhas amareladas, pode ser sinal de que alguma coisa não vai bem para ela. Esse é o principal sinal indicador de que está faltando algum componente no solo onde ela está plantada. São vários tipos de mancha, e cada um indica a falta de um componente, como nitrogênio, fósforo ou potássio.

Assim como nós, quando as plantas estão debilitadas, sua resistência baixa e elas ficam mais suscetíveis a serem atacadas por fungos e ficarem doentes. Por isso, é importante realizar a adubação periodicamente, a cada 30 dias (no caso de adubo sólido) ou a cada 20 dias (no caso de adubo líquido).

Algumas plantas são mais propensas a carência de nutrientes, principalmente as de clima tropical, que na natureza teriam uma enorme quantidade de alimento. Já as plantas de clima árido, mais rústicas, como os cactos, por exemplo, podem ficar em solos com menos nutrientes sem problemas.

Para realizar a adubação de maneira correta, é importante seguir alguns cuidados, como ensina o agrônomo Fabio de Godoy, do Uemura Flores e Plantas. Segundo ele, o adubo NPK 10-10-10 é indicado para folhagens, enquanto NPK 4-14-08 é indicado para floração e frutificação.
Na hora de medir a quantidade certa de adubo para a planta você pode usar a própria colher de medição que vem na embalagem, que equivalem a colheres de sopa. Atenção às medidas:

- Para plantas de até 15 cm de diâmetro – 1 colher de sopa
- Para plantas com 15 cm a 25 cm de diâmetro – 2 colheres de sopa
- Para plantas com mais de 25 cm de diâmetro – 3 a 5 colheres de sopa



Se a sua planta está com as folhas amareladas
 pode ser sinal de que está faltando algum
componente no solo onde ela está plantada


Para fazer a adubação, primeiro retire
 o acabamento da planta no vaso


Defina os locais onde será colocado o adubo,
tomando cuidado para que não encoste na planta


Se quiser, pode medir a quantidade certa de adubo para
a planta na própria colher de medição que vem na
 embalagem, que equivalem a colheres de sopa


Vá colocando o adubo em toda a extensão da terra no vaso,
tomando cuidado para não encostar na raiz e no caule da planta,
 pois isso pode queimá-la


Finalize cobrindo os espaços que ficaram, somente utilizando
a medida de adubo indicada para o tamanho da planta
Uemura Flores e Plantas - www.uemurafloreseplantas.com.br
Automassagem alivia dor nas costas


Automassagem ajuda a aliviar a tensão na região do trapézio, entre a nuca e os ombros

Outra vantagem da automassagem é que o toque e o calor gerado por ele aumentam a produção de ocitocina no organismo. Conhecida como hormônio do amor, por ser liberado em grande quantidade durante o orgasmo, a ocitocina traz tranquilidade e bem-estar.

Como se massagear
Alguns pontos das costas são difíceis de alcançar. Nesses casos, pode-se usar acessórios específicos, como o carrinho de madeira, ou uma bola de tênis para fazer movimentos circulares e de vaivém. "Mas não fique mais de cinco minutos na mesma região, sob o risco de ganhar uma nova dor, dessa vez nos ombros e braços", avisa a fisioterapeuta Fernanda Scovino, do Espaço Solaris, no Rio de Janeiro. Na falta de um acessório, a fisioterapeuta Ana Carolina Freitas, consultora da Onodera, no Rio de Janeiro, ensina a fechar as mãos e passar os ossinhos dos dedos nas laterais da coluna. "É preciso ir da cintura em direção à nuca, um lado de cada vez, por três vezes, para funcionar."
As mãos também ajudam a aliviar a região do trapézio, localizada entre a nuca e os ombros. "Deixe a mão esquerda em concha e amasse o lado direito. Depois, repita para o outro lado até sentir a musculatura mais solta", diz Fernanda Scovino. Já na região lombar, próxima ao cóccix, a especialista sugere fechar as mãos e fazer movimentos circulares. "A hora do banho é a melhor para trabalhar essas áreas, pois a água quente ajuda a relaxar, assim como usar um óleo de arnica ou lavanda", completa ela.

Por que dói

De acordo com o ortopedista Gilberto Anauate, chefe de ortopedia do Hospital Santa Paula, em São Paulo, o principal responsável pelas crises é a má postura ao sentar, deitar ou levantar, bem como ficar muito tempo na mesma posição.
"Nessas condições a musculatura que sustenta a coluna é pressionada causando tensão e dor no local", explica o médico.Para evitar problemas, a recomendação é manter a cabeça sempre alinhada à coluna para que, automaticamente, a costas fiquem eretas, não engordar nem carregar excesso de peso ou usar sapato de salto muito alto."O ideal é que ele tenha entre três e quatro centímetros, sendo que o tipo anabela é o mais indicado, já que garante estabilidade ao caminhar e melhor distribuição do peso pelo corpo", completa o ortopedista João Matheus Guimarães, do Rio de Janeiro.




Mais soluções

Se a região dolorida estiver fora do alcance, uma boa saída é pressionar os pés com os polegares das mãos, mais precisamente as laterais internas, do calcanhar até o dedão.
"Os toques ajudam a desbloquear a energia que está causando incômodo, além de ativar a circulação e aumentar a liberação de serotonina, o que garante bem-estar", resume a terapeuta especializada em medicina chinesa Alice Keiko Fujiura, da Keiko's Prevenção e Saúde, em São Paulo.
Outra sugestão é pisar descalço em uma bolinha com pinos de plástico, mais conhecida como ouriço, já que na sola há inúmeras terminações nervosas. Ao serem estimuladas, elas enviam mensagens ao cérebro, que aciona o sistema imunológico a fim de trazer alívio para as costas e melhorar a saúde em geral.
Por fim, é recomendado alongar as costas regularmente. E é possível fazer isso até na cama: sentado, flexione os joelhos trazendo-os em direção ao peito e abrace as pernas. Inspirando profundamente, caia para trás devagar e volte à posição inicial. Repita entre três e seis vezes.

SHÂMIA SALEM

Colaboração para o UOL.Oito em cada dez pessoas vão sentir algum desconforto nas costas pelo menos uma vez na vida, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A boa notícia é que, dependendo do grau de tensão e dor, uma automassagem pode ajudar, mesmo se for feita diante do computador ou no carro, enquanto fica parado no trânsito. "As manobras amenizam a rigidez muscular e favorecem a circulação sanguínea e a eliminação de toxinas. Mas é preciso dosar a força para o local não ficar ainda mais sensível. O ideal é aumentar a pressão aos poucos e respeitar o seu limite", avisa o terapeuta corporal Paulo Bastos Gonçalves, diretor da Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), no Rio de Janeiro.




A poética da leveza
Brinque sem medo com cadeiras diferentes em torno da mesa de jantar


Arranjo de Veneza Souzedo, da The Flower Power, e bolas de vidro de Jacqueline Terpins
 adquiridas na Benedixt. A namoradeira, ao fundo, é do acervo, e a manta e as almofadas, do Empório Beraldin.

Um passo para o interior do apartamento aulistano e a sensação é
de ser abraçado pela vista generosa de quase 180 graus que acompanha a área social. A visão é tamanha que se pode avistar, em pleno cruzamento movimentado do Jardim Paulistano, do bairro de Pinheiros, na zona oeste, à Moema, na parte sul. “Eles compraram a vista”, adianta a decoradora Eliana Lisboa, autora do projeto, juntamente com as arquitetas Flávia Weinscheck e Letícia Werneck, sobre o investimento dos moradores. Mirando para baixo, os olhos caem rapidamente no azul vivo da piscina de um dos clubes mais famosos da cidade, e o corpo sente aquela vontade de descer para umas braçadas – desejo aguçado pelo calor que, no dia das fotos, registrava 35 graus de puro sol. Mas a temperatura aqui dentro é outra: a refrigeração central e automática pontua todos os cantos da casa e a deixa sempre agradável.

Outras tecnologias também trouxeram praticidade, sem poupar o quebra-quebra geral. “A planta original foi modificada desde a iluminação no teto até a instalação do piso”, explica Letícia. No pé-direito, elas fizeram furos na laje para os pontos de luz, e toda a parte elétrica concentrou-se em uma calha no centro da sala. Note que não há gesso e rodapé. As portas de acesso são camufladas na parede porque os puxadores são singelas dobraduras na chapa.

No quesito limpeza visual também entra o piso, autonivelante e com pintura em tom cinza, para lembrar o concreto. É ele que unifica todos os espaços da casa, sem ao menos uma junta ou fresta exposta. A decoração foi outro item trabalhado com esmero: áreas de circulação pensadas para uma família que adora receber. E qualquer semelhança não é mera coincidência: peças de arte, móveis de madeira, cadeiras douradas e livros exclusivos foram trazidos da antiga morada na Itália, país natal dos moradores, curiosos pelo Brasil há 12 anos.
TEXTO Naélia Forato FOTOS Sidney Doll e Juliana Ayres Pina (estagiária) PRODUÇÃO Cristiane Alberto e Patricia do Lago (asistente) ART e Patricia Paiva
O claro da temporada

Nem só de preto é feito o inverno. Com nuances que passam pelo bege, rosé e areia, o nude ilumina os dias frios com uma elegância natural. Vale despir-se de outros tons, em uma proposta monocromática, ou misturar a cartela clarinha com cores fortes. A receita é investir em tecidos sofisticados, transparências e babados para sair de vez do escuro.
Na sequência, confira produções super atuais com peças da tendência nude, de acordo com a sua idade.
Por Carla Raimondi
http://revistaestilo.abril.com.br/moda/outono-inverno2009/?ctd=1&inc1=tendencia-nude-484754.shtml
TV na sala. Certo ou errado?


É errado usar TV na sala ou só se deve deixá-la nos quartos ou em alguma sala específica?

Depende da vontade do morador, do estilo de vida a que ele se propõe e, muitas vezes, do espaço disponível, segundo Ricardo Miura e Carla Yasuda. Para eles, é cada vez mais comum tê-la numa sala onde tudo acontece, do bate-papo ao jantar, da TV à leitura, assim como deixá-la nos quartos. 'No caso de famílias, pensando em usos específicos, talvez seja necessária uma sala separada para o equipamento', dizem. Pode acontecer de os filhos e pais terem horários diferentes de usos ou de haver um cinéfilo que gostaria de ter uma qualidade superior de áudio e vídeo para ver seus filmes.


casa e jardim
Prateleira com suporte diferente


Seria uma simples prateleira de madeira, não fosse o apoio. Ele é feito com uma cruzeta retirada do poste de iluminação de uma fazenda antiga.
fonte:casa e jardim

Violetas graciosas

A escada de madeira com vasos de violetas de cores diferentes concedeu uma atmosfera romântica ao jardim – sem gastar muito. Aproveite a ideia e transforme o ambiente da sua casa.
Projeto: paisagistas Maslova Felippe, Felipe Giardino e Cezar Ferlin